segunda-feira, 24 de junho de 2013

Casos em que o dano moral é presumido

Quando sofremos algum dano, seja ele moral ou material, temos direito de buscar a reparação diante do agressor.

Para tanto, é preciso que comprovemos que o prejuízo e a conduta do ofensor de fato ocorreram. Além disso, é necessária a comprovação de que o dano ocorreu em razão dessa conduta. Em resumo: para receber uma indenização são exigidos três requisitos – conduta, dano e nexo de causalidade entre eles.

O dano material é aquele que afeta o patrimônio, um bem físico. Já o moral afeta a ordem psíquica, refere-se a sentimentos, o que torna sua comprovação um pouco mais difícil.

Por isso, vários estudiosos do Direito defendem que em alguns casos o dano moral é presumido e não é necessário fazer prova sobre ele, o que facilita o ajuizamento da ação.

A prova desse tipo de prejuízo é chamada “in re ipsa”, que traduzido do latim é “pela força dos próprios fatos”. Significa dizer que o próprio fato subentende o dano. É o que ocorre, por exemplo, na morte de um filho, situação em que não há dúvidas quanto ao sofrimento.

Mas nem todos os danos presumidos possuem essa gravidade. Abaixo, pontuaremos alguns que são assim definidos pela jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Direitos da pessoa com câncer



Em meio às visitas a médicos e sessões de quimioterapia, poucos portadores de câncer se lembram de recorrer aos direitos que lhes são garantidos por se encontrarem nessa condição.

Com o objetivo de amenizar as preocupações e diminuir as despesas financeiras e sociais nesse momento, há vários direitos conferidos a essas pessoas.

Com o intuito de incentivá-los a buscar seus direitos, resolvemos fazer uma postagem sobre os principais direitos dos portadores do câncer. Se conhece alguém nessa situação, não deixe de informá-lo e ajudá-lo a buscar auxílio jurídico.

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Dia Mundial do Doador de Sangue


Hoje, dia 14/06, é o Dia Mundial do Doador de Sangue.

Com o objetivo de homenagear esses nobres cidadãos e estimular a entrada de mais pessoas nessa lista, o blog “Sabendo seu direito” foge um pouco do Direito propriamente dito para oferecer algumas informações sobre a doação de sangue. Confira abaixo.

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Sócia do Brito & Simonelli Advocacia e Consultoria participa do Seminário “O contrato de Seguro no Código Civil e no Código de Defesa do Consumidor”

Público do Seminário " O Contrato de Seguro no Código Civil e no Código de Defesa do Consumidor"

Em 06 de junho de 2013, a Dra. Aline Simonelli Moreira, representando o Brito & Simonelli Advocacia e Assessoria, participou do Seminário “O Contrato de Seguro no Código Civil e no Código de Defesa do Consumidor”, promovido pela Faculdade de Direito de Vitória (FDV) em parceria com a Escola Nacional de Seguros e o Sindicato das Seguradoras.


segunda-feira, 3 de junho de 2013

Meu plano de saúde pode reajustar os valores como quiser?




Dentre as diversas reclamações realizadas pelos usuários de planos de saúde está o reajuste abusivo de preços, principalmente em relação aos consumidores idosos.

É importante saber que a mudança de valores não pode ser feita exclusivamente conforme a vontade do plano, devendo seguir uma regulamentação.

Desde o ano 2000 a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) é responsável por controlar os aumentos de mensalidade desse tipo de contrato, que são de dois tipos: por faixa etária e por variação de custos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...